Trabalhadores resgatados de fazenda arrendada por Leonardo viviam em meio a fezes e morcegos; Cantor foi multado em R$ 60 milhões

Fiscalização do MTE resgata seis trabalhadores de fazenda arrendada por Leonardo, em condições degradantes.

Foto: Reprodução/Relatório Fotográfico da Inspeção

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou um relatório que expõe as condições de trabalho em uma área da Fazenda Lakanka, arrendada pelo cantor Leonardo. A propriedade faz parte da Fazenda Talismã, que pertence ao artista, e está localizada na cidade de Jussara, Goiás.

Durante a fiscalização, seis trabalhadores, dentre eles um adolescente de 17 anos, foram encontrados em uma casa abandonada, cerca de 2 km da sede da fazenda, vivendo em condições análogas à escravidão. O local não possuía banheiro, forçando os trabalhadores a conviver em meio a fezes, sem chuveiro, com camas improvisadas e banhos sendo tomados por meio de uma mangueira. Além disso, o espaço estava infestado por morcegos.

Leonardo foi multado em R$ 60 milhões após o relatório apontar que, mesmo que de forma indireta, os trabalhadores prestavam serviço para ele. O cantor alegou que não conhecia os funcionários e que a área estava arrendada a um produtor. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, ele afirmou que foi surpreendido com a decisão e que não concorda com a associação do seu nome à lista de envolvidos com trabalho escravo.