Em 1859, Dom Pedro II e os outros membros da comitiva real chegaram a Alagoas e se maravilharam com a grandiosidade do Rio São Francisco. O imperador queria, pessoalmente, ter um contato com o Velho Chico, para, dessa forma, torná-lo a principal via de acesso ao sertão nordestino, visto que estava trabalhando no projeto de integração nacional.
Contudo, as cachoeiras com até 80 metros de Paulo Afonso, na Bahia, dificultavam a navegação de barcos entre o sertão alto e baixo. Apesar disso, Dom Pedro não desistiu do sonho.
A sua equipe elaborou um estudo aprofundado e determinou a construção de uma ferrovia que interligaria as regiões do São Francisco. Em 1883, após muitos desafios de construção, a obra foi finalizada. A ferrovia de Paulo Afonso conectava Piranhas, em Alagoas, a Jatobá, em Pernambuco. O trajeto fomentou o desenvolvimento da região por quase um século, mas foi desativado em 1964.
Passados quase 70 anos, a ferrovia será reativada em Alagoas. O governador Paulo Dantas (MDB) incluiu na sua proposta de governo a reconstrução do trecho entre Piranhas e Delmiro Gouveia, com a finalidade de resgatar a história e aumentar o turismo no sertão.
A restauração será viável porque uma parte considerável do caminho está preservada. O Trem do Imperador, como é chamado, permitirá que os turistas explorem a região, desfrutando de paisagens maravilhosas, como os cânions do São Francisco.