Após a tragédia ocorrida em Capitólio, uma “previsão” feita há 10 anos sobre o episódio se espalhou pelas redes sociais. Em 2012, o médico Flávio Freitas registrou uma grande rachadura em um dos cânions na região e disse “essa pedra vai cair”.
Em entrevista ao jornal O Globo, Freitas disse que tirou a foto quando passeava em seu barco pelo local, e a fratura da rocha chamou sua atenção. Ele ressalta que “não é geólogo, mas era realmente gritante“.
“Em uma dessas viagens, passei por esse local onde houve o acidente, um dos mais visitados ali em Capitólio, e aquela fenda me chamou atenção, porque realmente ela é extensa, larga. Visualmente, ela apresentava um aspecto perigoso. Fiz a foto na ocasião e escrevi: ‘Essa pedra vai cair’. E passou”, disse o médico de 52 anos.
Para o médico, não é preciso ser geólogo para reconhecer o problema. “Com certeza, era uma falha geológica que tinha o risco de queda iminente. Passaram quase dez anos para que acontecesse“, diz.
A tragédia deixou ao menos oito mortos, segundo informou o Corpo de Bombeiros do estado. Há ainda duas pessoas consideradas desaparecidas.