O criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, está planejando novas fases para seus personagens mais conhecidos, incluindo a Turma da Mônica adulta e a Turma da Mônica idosa. Em uma entrevista à CNN diretamente de Tóquio, onde está com o objetivo de expandir as histórias da Turma da Mônica pela Ásia, Mauricio explicou que essas novas fases retratarão histórias com novos causos, reflexões e uma turma “alegre e otimista”.
Muitos idosos de hoje já leram a turminha e lembram das histórias, então por que não criar uma Turma da Mônica idosa? Essa é a pergunta que Mauricio tem se feito ultimamente. Ele afirmou que muitos idosos gostam de contar causos, assim como sua avó Dita contava toda noite para ele uma historinha, e também para as crianças da rua. Segundo o cartunista, a Turma da Mônica idosa será uma turma alegre e otimista, que trará histórias novas e ideias interessantes.
Quando questionado sobre a possibilidade de liberar algum spoiler sobre a nova turma, Mauricio brincou que quem está curioso “vai ficar curioso por mais algum tempo”. Ainda assim, o cartunista adiantou que as histórias ainda estão no forno e que eles estão sendo muito cuidadosos, porque sabem que vão tratar de um povo muito sensível.
Além disso, Mauricio de Sousa também abordou a inclusão e a diversidade na Turma da Mônica, seja nas histórias ou na inclusão de personagens, como Dorinha, uma deficiente visual inspirada em Dorina Nowill, ou Jeremias, negro. Ele explicou que escreve as histórias com base nas coisas que ele vê, e que aprendeu com a criançada ao longo dos anos.
“A Turma da Mônica é universal”, afirmou Mauricio de Sousa, e é exatamente por isso que ele está sempre buscando novas formas de evoluir as histórias e causos junto com a sociedade.