Uma estudante transexual da Universidade de Brasília relatou ter sido retirada de um banheiro feminino no Restaurante Universitário, na última terça-feira (13/12). Aproximadamente às 14h, ela estaria no local quando outra aluna questionou o seu direito de estar ali.
Em vídeo, uma adolescente diz que a colega transgénero “é um cara”. A seguir, a aluna responde, gritando: “Eu não sou um cara. Não tem nada que me impeça de meter a mão na tua cara.” A Universidade de Brasília informou que tem dois banheiros sem gênero no campus e que a Câmara de Direitos Humanos da instituição aprovou a criação de mais. “A iniciativa não retira os sanitários existentes, mas oferece um espaço para inclusão a alguns estudantes, docentes, técnicos e famílias”, diz a instituição.
A universidade se declarou “um local plural e tolerante, que valoriza a riqueza e potencialidade da diversidade e o respeito às diferenças”. “Como a Universidade de Brasília (UnB) tem uma comunidade de 58 mil pessoas, não está isenta das questões estruturais atuais, trabalhando para tornar o ambiente acadêmico cada vez mais acolhedor”, finaliza a nota.