No último sábado, dia 6, o cantor Zeca Baleiro interrompeu sua apresentação na Festa Literária de Penedo (FliPenedo), em Alagoas, após um espectador provocá-lo com uma pergunta sobre a Lei Rouanet.
Durante a apresentação, a maior parte do público entoava cantos de apoio ao presidente Lula (PT) e Baleiro aproveitou para defender a manifestação política de artistas e cidadãos em geral. Foi quando um homem na plateia gritou “e a Lei Rouanet?”.
Indignado, Zeca Baleiro convidou o autor da pergunta para explicar aos presentes o que significa a lei, mas o homem recusou o convite.
“Venha falar sobre Lei Rouanet. Não sabe porra nenhuma, bicho. Cala a sua boca aí. Não sabe o que falar não fala… Tem parente seu que foi beneficiado pela lei, porque isso gera trabalho para uma cadeia imensa de trabalhadores. Isso é ignorância sua, não sai falando isso por aí não… E pode se retirar do meu show, se quiser”, declarou Baleiro.
A Lei Rouanet, também conhecida como Lei de Incentivo à Cultura, foi criada em 1991 com o objetivo de fomentar a cultura em todo o país ao permitir que produtores busquem investimentos privados para financiar iniciativas culturais. Em troca, as empresas ganham o direito de abater parcela do valor investido no setor cultural no imposto de renda.
A reação do cantor gerou uma série de comentários nas redes sociais, com muitos internautas elogiando Zeca Baleiro por defender a importância da lei e rebater a provocação do espectador. Alguns também destacaram a importância de conscientizar a população sobre a Lei Rouanet e seus benefícios para a cultura nacional.