“A nossa expectativa é que a Bahia tenha um dos maiores carnavais da história”, diz secretário de turismo 

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, acredita que o Carnaval deste ano será um sucesso. “Nós temos dois anos sem Carnaval. É uma festa planejada, organizada, coordenada pela Prefeitura de Salvador. O Governo do Estado apoia na área de saúde, segurança pública e também no financiamento dos diversos artistas e trios elétricos, blocos afros e manifestações culturais. A nossa expectativa é que a Bahia tenha um dos maiores carnavais da história”, disse, em entrevista à imprensa. 

Ele considera que as experiências pós-pandêmicas estão tendo bons resultados.

“Demonstramos todo o planejamento, o cuidado com as festas populares quando fizemos o São João de 2022. Foi uma festa promovida, planejada e bancada pelo Governo da Bahia. O São João voltou a liderar as manifestações do povo nordestino. Esperamos que o Carnaval aconteça da mesma maneira”, ressaltou. 

Bacelar ainda previu números para o turismo no estado e analisou o setor:

“Nós nos preparamos, o Governo do Estado se preparou, para que quando as condições pandêmicas permitissem a gente incrementasse o turismo na Bahia. A pandemia trouxe muitos prejuízos para a nossa atividade. Dentre todas as atividades econômicas, a que mais sofreu com a pandemia foi o turismo. Por conta da pandemia, nós ficamos quase que proibidos de desenvolver a atividade. E isso trouxe desemprego, perda de renda e de impostos para o nosso Estado. Somente no primeiro ano da pandemia, em 2020, nós perdemos 19 mil postos de trabalho com carteira assinada. Até outubro de 2022, nós já temos um incremento de 22 mil pessoas com carteira assinada. Isso mostra a velocidade com que a atividade turística se recuperou. Se recuperou depois que nós tivemos condições de desenvolver o turismo. E isso foi fruto do quê? Foi fruto de um plano desenvolvido no Estado, que nós demos o nome de Viva Turismo Bahia. Esse plano é baseado em quatro eixos: biossegurança sanitária, capacitação e qualificação de mão de obra, obras de infraestrutura e promoção na área internacional, nacional e regional do destino Bahia”, afirmou.