O velocista brasileiro Alison dos Santos, o ‘Piu’, segue deslumbrante no cenário internacional. Três dias após estabelecer a nova marca mundial nos 400 metros com barreiras, ele conquistou mais um triunfo na Diamond League (Liga Diamante) de atletismo, o mais prestigiado circuito organizado pela World Athletics.
Em Estocolmo (Suécia), no último domingo, Piu dominou sua prova especialidade, cruzando a linha de chegada com o tempo de 47s01. O segundo e o terceiro lugares ficaram com Kyron McMaster (48s05), das Ilhas Virgens Britânicas, e CJ Allen (48s12), dos Estados Unidos, respectivamente.
Marca histórica em Oslo
Dias antes, em Oslo (Noruega), na última quinta-feira (30/6), o paulista de São Joaquim da Barra já havia estabelecido o melhor tempo do ano na prova (46s63), superando seu principal rival, o anfitrião Karsten Warholm, campeão olímpico e mundial. Piu divide a liderança no ranking mundial com o norte-americano Rai Benjamin, ambos com 1.303 pontos, enquanto Warholm ocupa o terceiro lugar com 1.300 pontos.
Favorito em Paris 2024
Bronze nos Jogos de Tóquio e campeão mundial em 2022 (Oregon/EUA), Piu é um dos grandes favoritos ao ouro na Olimpíada de Paris, daqui a 52 dias. Após a vitória em Estocolmo, ele declarou à NBC Sports: “Acho que encontrei minha nova casa. Adoro a cidade, o estádio, e me sinto bem correndo aqui. Tentei ser agressivo e rápido logo na primeira volta, e o resto ficou confortável até o final.”
Esta conquista de Alison foi sua terceira vitória na temporada nos 400m com barreiras na Liga Diamante. A primeira ocorreu em maio, em Doha (Catar), quando venceu com o tempo de 46s86.
Atualmente residindo na Flórida (EUA), onde treina com o técnico Felipe de Siqueira, Alison dos Santos ainda competirá em mais três etapas da Liga Diamante antes de seguir para Paris 2024: em Paris (7 de julho), Mônaco (12 de julho) e Londres (20 de julho). As disputas do atletismo nos Jogos de Paris ocorrerão de 1º a 11 de agosto.