O goleiro Renan anunciou aposentadoria do futebol nesta terça-feira (12). Revelado pelo Avaí, ele vestiu as camisas de Corinthians e Vitória, além de ter sido convocado pela Seleção Brasileira em 2010. O atleta tinha dado uma pausa na carreira de boleiro em 2016 após passagem pelo Tigres, do Rio de Janeiro, e pretendia voltar aos gramados no próximo ano. No entanto, ele decidiu se dedicar à empresa de construção civil que é dono na cidade de Governador Celso Ramos, em Santa Catarina.
"Eu decidi que vou parar por aqui. Não vou mais continuar no futebol. Vamos encerrar o ciclo por aqui, que é como se diz. Foi uma opção própria mesmo. Resolvi ir para um outro ramo", disse Renan em entrevista ao GloboEsporte.com.
Natural de Nova Trento, em Santa Catarina, Renan foi destaque do Avaí no Campeonato Brasileiro de 2010. No mesmo ano, foi convocado pelo técnico Mano Menezes, na primeira convocação quando chegou ao comando da seleção, para o amistoso contra os Estados Unidos. Apesar do interesse do Benfica, de Portugal, ele acabou sendo comprado pelo Corinthians em 2011, por R$ 5 milhões. No clube paulista, só chegou a atuar em três partidas durante a campanha do título brasileiro de 2011, onde cometeu algumas falhas. No ano seguinte, ele foi para o Vitória, por empréstimo. Depois, em 2012, ele rescindiu com o Leão e foi para o Estoril, de Portugal. Antes de chegar ao Tigres-RJ, em 2016, rodou por clubes como o Guarani, Botafogo e Bragantino, em São Paulo, e ainda atuou pelo Caxias, do Rio Grande do Sul.