Chegou ao fim o Campeonato Brasileiro de 2017. E, como de costume, a última rodada reservou uma grande dose de emoção, nos minutos finais! Teve troca no Z-4, time despencando e dando adeus à Libertadores… e, claro, comemoração de quem teve sucesso nos objetivos: Flamengo, Vasco e Chapecoense garantidos na competição continental, e Sport e Vitória livres do rebaixamento.
E vale a pena começar pelo fim. Aos 49 minutos do segundo tempo, Uillian Correia colocou o braço na bola em cobrança de falta de Diego. Um gol do Flamengo poderia rebaixar o Vitória, para desespero da torcida baiana, mas Túlio de Melo tranquilizou a galera ao marcar, QUASE AO MESMO TEMPO, o gol da vitória da Chapecoense sobre o Coritiba na Arena Condá. O Coxa ficou com a última vaga no Z-4, que ainda teve o Avaí (Ponte Preta e Atlético-GO já não tinham chances de se salvar).
Um ano depois da tragédia, a Chape alcançou a oitava posição e está classificada para a Libertadores! Precisa dizer que o feito foi festejado como título na Arena Condá?
Festa também confirmada para Flamengo e Vasco. O Coritiba foi rebaixado. Livres do rebaixamento, Sport e Vitória também festejaram.
O Botafogo, que dependia de suas forças contra o desestimulado Cruzeiro, ficou apenas no empate dentro de casa e está fora da Libertadores. Motivo para protestos dos torcedores.
Entre quem comemora e quem lamenta, há ainda quem ESPERA. O Galo, num jogo emocionante, venceu o Grêmio e pode ir à Libertadores caso o Flamengo vença a Copa Sul-Americana.