Em um cenário de eleições e Jogos Olímpicos, apenas 68 dos 417 prefeitos eleitos na Bahia apresentaram propostas voltadas para o incentivo ao esporte e à gestão esportiva para 2024. Um levantamento feito pelo Bahia Notícias revela que, em 394 dos planos de governo, que representam 94%, a palavra “esporte” foi mencionada. No entanto, apenas 16% desses planos trouxeram propostas mais detalhadas, como “incentivo ao esporte”, “conselho municipal de esportes” e “bolsa atleta”.
Dentre os municípios, 17 não mencionaram a palavra esporte em seus documentos, incluindo Bonito, Boquira e Cansanção, entre outros. Em relação ao “incentivo ao esporte”, 53 cidades apresentaram propostas, com destaque para Vitória da Conquista e Lauro de Freitas. A maioria das iniciativas propostas envolve eventos esportivos e a criação de escolas de iniciação esportiva para jovens.
Por outro lado, o Conselho Municipal de Esportes teve pouca adesão, com apenas 10 prefeitos sugerindo a criação desse conselho. Já a Bolsa Atleta, que apoia atletas em suas despesas, foi citada em 43 planos de governo, incluindo cidades como Salvador e Barreiras. Nenhum município conseguiu incluir as três categorias de propostas em seus planos.