A eliminação do Vitória na Copa do Brasil para o Cruzeiro, na noite da última quarta-feira (20), pode provocar uma situação curiosa. Dependendo de outros resultados no torneio, o Vitória tem chances de disputar a Copa Sul-Americana. Com isso, o Leão entrou na “lista de espera” e aguarda o desfecho dos jogos da terceira fase.
O Brasil tem direito a oito vagas no torneio. Flamengo, Sport, Santa Cruz e Cuiabá já garantiram vaga no certame continental. Os três primeiros por terem sido eliminados precocemente do torneio; o último, pelo título da Copa da Verde. Vale lembrar que o clube pernambucano ganhou o direito de participar da competição por ter conquistado o Nordestão. Se avançasse na Copa do Brasil, a equipe ficaria de fora da Sul-Americana.
As outras vagas vão para os melhores colocados no Brasileirão de 2015 que forem eliminados na terceira fase, além de Botafogo, Vitória e América-MG, primeiros da Série B do ano passado.
A combinação que levaria o Vitória à Sul-Americana não é fácil. O time Rubro-negro herdaria uma vaga desde que Fluminense, Botafogo e Santos eliminem seus adversários na Copa do Brasil. O trio encara Ypiranga-RS, Bragantino e Gama, respectivamente.
Nos jogos de ida, apenas empates: Gama 0 x 0 Santos, Flu 1 x 1 Ypiranga-RS e Bragantino 2 x 2 Botafogo.
A última vez que o Vitória disputou a Sul-Americana foi em 2014. A equipe caiu nas oitavas de final para o Atlético Nacional (COL).
Lista de espera para a Sul-Americana:
Santos – 7º colocado no Brasileirão 2015
Atlético-PR – 10º colocado
Ponte Preta – 11ª colocada
Fluminense – 13º colocado
Chapecoense – 14ª colocada
Coritiba – 15ª colocado
Figueirense – 16º colocado
Botafogo – 1º colocado
Vitória – 3º colocado na Série B de 2015
América-MG – 4º colocado na Série B de 2015