Uma cerimônia realizada no início da noite desta quinta-feira (16) marcou, oficialmente, a abertura nacional dos Jogos Escolares da Juventude para a faixa etária de 15 a 17 anos, em Brasília. A partir desta sexta (17), os 61 atletas que representam a Bahia iniciam provas em busca de medalhas em dez modalidades esportivas individuais. No ato de abertura, 11 meninos e meninas baianos participaram do desfile das delegações, tendo a atleta de atletismo Ticiane Bonfim, de Jaguarari, como porta-bandeira.
As competições nas modalidades de judô, atletismo, natação, luta olímpica, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, xadrez, vôlei de praia e tênis de mesa seguem até domingo (19), com entrega diária de medalha aos que tiverem melhor desempenho. Na sequência, será realizada a etapa dos jogos coletivos, com participação da Bahia nos jogos de futsal, handebol, basquetebol e voleibol.
Toda a delegação baiana, formada por atletas, técnicos e oficiais, viaja a Brasília em voo charter contratado pela Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Presente à cerimônia, o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, destacou a satisfação em garantir a presença das duas delegações da Bahia (modalidades individuais e coletivas). “Apesar de todas as limitações orçamentárias que o país e o estado da Bahia estão vivendo, a Sudesb tem garantido, ano após ano, o deslocamento para etapas nacionais de todos os atletas e técnicos, além da organização das seletivas estaduais, em Salvador”, afirmou o diretor.
Medalha de bronze nos Jogos Sulamericanos da Juventude/2017 (Chile), Ticiane não escondeu a emoção em representar a Bahia também como porta-bandeira. “Sempre tive vontade de carregar a bandeira. Foi um sonho realizado e estou muito feliz por isso”, comemorou a estudante. Ela e o irmão gêmeo, Alessandro Bonfim, são os vice-campeões brasileiros sub-18 na prova 2 mil metros com obstáculo, também realizado este ano em Bragança Paulista.
Além de Salvador, Juazeiro e Jaguarari, a delegação das modalidades individuais é composta por estudantes de Paulo Afonso, Itacaré (Taboquinhas), Vitória da Conquista, Canavieiras, Camaçari e Lauro de Freitas.