Ayrton Senna, um dos maiores ícones do automobilismo, foi nomeado como Patrono do Esporte Brasileiro através da Lei 14.559/2023, sancionada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. A honraria é um reconhecimento mais do que merecido para o piloto, que deixou um legado inestimável no automobilismo mundial e, principalmente, no coração do povo brasileiro.
A proposta de eleger Ayrton Senna como Patrono do Esporte Brasileiro partiu do deputado Filipe Barros (PL-PR) e foi aprovada pelo Senado Federal. Antes disso, a ideia passou pelo crivo da ministra do Esporte, a ex-atleta de vôlei Ana Moser, que também reconheceu a importância de Ayrton Senna para o esporte brasileiro.
“Ayrton Senna foi muito mais do que um piloto de Fórmula 1. Ele foi um exemplo de perseverança, determinação e coragem, e seu legado transcende as pistas de corrida”, destacou o deputado Filipe Barros.
Senna conquistou três títulos mundiais de Fórmula 1 pela equipe McLaren, nos anos de 1988, 1990 e 1991, e é considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos. Seu comprometimento com a vitória, sua dedicação ao esporte e sua paixão pelo Brasil inspiram atletas de todas as modalidades até hoje.
“Para mim, ser brasileiro é um privilégio, e eu adoro o meu país. Eu quero vencer para o Brasil, para o povo brasileiro, para mostrar para o mundo que nós podemos ser os melhores”, disse Senna em uma de suas entrevistas.
Infelizmente, Ayrton Senna faleceu em 1994 durante o Grande Prêmio de San Marino, deixando uma legião de fãs órfãos e uma lacuna imensurável no esporte brasileiro. No entanto, sua história continua inspirando e motivando gerações, mostrando que a superação e a determinação são capazes de vencer qualquer obstáculo.