Ser um clube poderoso financeiramente, como o Bahia após a aquisição pelo Grupo City Football, traz certas vantagens. Uma dessas é a capacidade de contratar atletas de alto nível para o elenco. No entanto, esses craques também têm compromissos com suas seleções nacionais. É o caso do lateral Santiago Arias, titular do Tricolor de Aço e convocado recentemente para amistosos pré-Copa América pela Colômbia.
Essa convocação beneficia não apenas Arias, que recebe uma honraria e valoriza seu futebol, mas também seu reserva Gilberto. Com a ausência do colombiano, o camisa 2 ganhará mais oportunidades de atuar e mostrar seu valor. Após ser titular na temporada passada, Gilberto viu seu espaço diminuir neste ano devido à boa fase de Arias. Sua última partida como titular na lateral direita foi há dois meses, no triunfo por 3 a 0 sobre o Náutico, pela Copa do Nordeste.
Chance de ouro
Contra o Fortaleza, na próxima quinta-feira (13), pelo Brasileirão, Gilberto deve voltar a iniciar os 90 minutos. Se Arias for mantido na seleção colombiana para a Copa América, o reserva pode atuar em até 11 jogos seguidos como titular até julho. Apesar de ter sido contratado por alto valor (R$ 15 milhões) em 2023, Gilberto ainda não estreou na Série A nesta temporada. Essa sequência pode ser sua grande oportunidade para agradar torcida e técnico Rogério Ceni.
Números na temporada anterior
No Brasileirão 2022, Gilberto atuou em 21 jogos (1.855 minutos), marcou um gol e deu duas assistências, uma contra o Goiás. Com ele em campo, o Bahia sofreu 28 gols. Em 2023, já igualou o número de assistências do ano passado (2), mas em apenas 14 partidas, sendo 12 como titular (1.041 minutos).
Santiago Arias, por sua vez, já entrou em campo 18 vezes nesta temporada, participando das quatro competições do Bahia. Tem duas assistências como Gilberto, mas já balançou as redes uma vez, contra o América-RN, pelo Nordestão em fevereiro. Um destaque é seu alto percentual de acerto em cruzamentos (33%) e sua nota 7,30 no Sofascore, a melhor entre laterais direitos do Brasileirão até o momento.
Arias fez questão de jogar o último duelo do Bahia antes da convocação, o empate em 1 a 1 com o Atlético-MG. Apesar de honrado com a seleção colombiana, admitiu que sentirá falta do Tricolor durante sua ausência: “Para mim, que vou estar por um tempo fora, obviamente sentirei falta da equipe, dos companheiros, da comissão técnica. Mas também vai ser muito bom poder jogar a Copa América com a seleção.”