Às vésperas de um confronto decisivo no Campeonato Baiano, Bahia e Vitória renderam tributos a Salvador pelos seus 475 anos através das redes sociais, nesta sexta-feira, 29. A maior rivalidade do futebol baiano também se tornou palco de celebração e provocações entre as duas equipes, cada uma reivindicando Salvador como sua.
O Bahia, carregado de história, relembrou a conquista do título brasileiro de 1959, ocorrido no mesmo dia, através de um vídeo emotivo. Em uma mistura de orgulho e rivalidade, o clube declarou: “Aniversário do título brasileiro de 59, o 1º da história, e também da nossa cidade, a 1ª capital do país. 59 é nosso, Salvador também! O Bahia foi feito para Salvador e Salvador foi feita para o Bahia. O primeiro campeão brasileiro saúda a primeira capital do Brasil“.
Já do lado rubro-negro, o Vitória não ficou atrás na homenagem. Com imagens emblemáticas da cidade, como o Barradão, o Farol da Barra e o Elevador Lacerda, o clube felicitou Salvador e alegou: “Parabéns, Salvador! Terra do axé, do Leão, do Carnaval, da alegria e do encanto! Que cada Vitória do Leão seja um motivo a mais para celebrar a nossa cidade. E que a força do Esporte Clube Vitória continue simbolizando a força dos filhos dessa terra“.
Este cenário de comemorações antecede um presente ainda maior para os apaixonados por futebol na capital baiana. Dois dias depois do aniversário da cidade, Bahia e Vitória se enfrentarão na grande final do Baianão. O primeiro duelo está marcado para domingo, 31, às 16h, no Barradão. Uma verdadeira festa do futebol que promete unir ainda mais os soteropolitanos em torno do seu esporte favorito.