O Esporte Clube Bahia tem pela frente um desafio que dura mais de três décadas. Nesta quarta-feira (21), o time busca uma vitória em casa contra o Palmeiras, algo que não acontece desde 1988. Este longo jejum se estende por seis jogos seguidos sem vencer o Verdão e um total de 16 partidas em casa sem triunfar sobre o adversário.
Revisitando o último triunfo
A última vez que o Bahia saiu vitorioso de um jogo contra o Palmeiras em seus próprios domínios foi em um distante domingo, 30 de outubro de 1988. Naquele dia, o Bahia, dirigido por Evaristo de Macedo, venceu o Palmeiras por 1 a 0, com um gol de falta de Pereira. Esta partida fez parte da campanha vitoriosa que culminou com o segundo título brasileiro do Tricolor.
Desde aquele dia memorável, o Bahia e o Palmeiras se encontraram 16 vezes em Salvador, e o Bahia não conseguiu mais do que oito empates e sofreu oito derrotas. O último confronto, realizado em 2021, terminou empatado sem gols.
Bahia tem melhor sorte como visitante
Curiosamente, enquanto o Bahia luta para reverter essa história em casa, a equipe tem se mostrado mais bem-sucedida quando joga na casa do Palmeiras. O Bahia conseguiu derrotar o Verdão em três ocasiões em São Paulo: nos anos de 1990, 2002 e 2012.
Próximo confronto carrega esperanças e desafios
A próxima chance do Bahia de romper esse tabu vem nesta quarta-feira (21), às 21h30, na Arena Fonte Nova. Atualmente na 15ª posição na tabela com nove pontos, o Bahia anseia por uma vitória para afastar a ameaça da zona de rebaixamento. Por outro lado, o Palmeiras, posicionado confortavelmente com 22 pontos, tem como objetivo manter sua trajetória rumo ao topo da tabela.
Este confronto tem todos os ingredientes para se tornar histórico. Para o Bahia, é uma oportunidade única para encerrar um tabu que já dura 35 anos. Para o Palmeiras, a chance de seguir firme na corrida pelo título. A Arena Fonte Nova aguarda ansiosamente pelo embate, com a esperança de testemunhar o Bahia reverter essa história de longa data.