A baiana Ana Marcela Cunha foi eleita pela terceira vez a melhor nadadora de longas distâncias do mundo pela Federação Internacional de Natação (Fina). Essa é a segunda vez seguida que a atleta soteropolitana ganha o prêmio oferecido pela entidade que regula a modalidade, além de 2014, ela venceu a eleição em 2010.
No ano de 2015, a nadadora, nascida em Salvador, conquistou três medalhas no Campeonato Mundial de Kazan e foi eleita a melhor atleta do ano pelo Comitê Olímpico do Brasil. Na Rússia, ela levou o ouro nos 25km, a prata na prova por equipes, e o bronze nos 10km, resultado este que lhe garantiu nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
A nadadora quando recebeu a notícia não escondeu a felicidade e disse que estava honrada em vencer o prêmio pela segunda vez consecutiva, porém adianto que o foco agora é treinar bastante para conseguir uma medalha nas Olimpíadas do Rio, o que sera algo inédito na modalidade, e a realização de um sonho para a baiana.
A escolha de Ana Marcela foi anunciada durante o evento de gala realizado pela Fina em Budapeste, o FINA World Aquatics Gala, que ocorreu neste domingo (31). A nadadora brasileira, no entanto, por está treinando no México, não pôde comparecer à festa. Assim, o presidente da Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes, presente ao evento, ficará responsável por entregar o troféu à baiana.