Bárbara Domingos conquista medalha inédita em competição internacional

Bárbara Domingos, ginasta brasileira, ganha bronze na Copa do Mundo de ginástica rítmica.

Divulgação / Confederação Brasileira de Ginástica

Pela primeira vez participando de quatro finais em uma etapa da Copa do Mundo de ginástica rítmica, a brasileira Bárbara Domingos conquistou a medalha de bronze na prova da fita neste domingo (14) em Cluj-Napoca, Romênia. A ginasta de Curitiba, de 24 anos, apresentou sua coreografia ao som de “Bad Romance” da cantora Lady Gaga, alcançando a nota 32.350.

O ouro foi para a ucraniana Taisilia Onofriichuk e a prata para a húngara Fanni Pigniczki, ambas com nota 32.900, mas Taisilia venceu pelo critério de desempate. Este é o terceiro pódio de Babi, como é conhecida, em torneios organizados pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). No ano passado, ela já havia conquistado bronze na etapa da Copa do Mundo de Sofia e ouro no Grand Prix de Thiais.

A treinadora Márcia Naves comentou: “Estava apreensiva com a final de fita. Entre sair da área de competição, trocar collant, pegar o aparelho e se preparar, Babi tem todo um ritual, temos pouco tempo e ela não teve muita brecha para fazer as repetições. Tratei de enchê-la de confiança, afirmei que ela estava pronta, e ela fez! Era muito difícil conquistar uma medalha numa competição que reuniu praticamente todas as melhores ginastas do mundo. Mas conseguimos!”.

Nas finais dos outros aparelhos, Bárbara ficou em quinto lugar tanto no arco (33.700) quanto nas maças (33.450), e em sétimo na bola (33.200).

Conjunto brasileiro – finais de séries

Após a prata na disputa geral do conjunto no sábado (14), o quinteto brasileiro ficou fora do pódio no domingo (14). Na final dos cinco arcos, a equipe composta por Sofia Madeira, Déborah Medrado, Duda Arakaki, Nicole Pircio e Victória Borges ficou em quarto lugar com a nota 37.750. O ouro foi para Israel (39.400), seguido por Itália (38.750) e Bulgária (38.700).

Na série mista (três fitas e duas bolas), as brasileiras ficaram em oitavo lugar (29.950). O pódio foi conquistado por Espanha (ouro), França (prata) e Ucrânia (bronze), sendo que França e Ucrânia empataram com 33.850, mas a França levou a prata pelo critério de desempate.

Paris 2024

O Brasil garantiu vaga tanto no individual (Bárbara Domingos competirá com outras 23 ginastas) quanto na disputa por conjunto (o quinteto nacional competirá com outras 70 equipes). A competição de ginástica rítmica em Paris ocorrerá entre os dias 8 e 10 de agosto.