O Barcelona demitiu Xavi Hernandez, que havia renovado seu contrato até 2025 no mês passado. A saída do treinador foi anunciada pelo presidente Joan Laporta nesta sexta-feira, 24 de junho. De acordo com a imprensa espanhola, o alemão Hansi Flick será o novo técnico do clube catalão.
A diretoria culé comunicou a demissão de Xavi pelo site oficial e redes sociais, agradecendo seu trabalho desde 2021, quando assumiu o comando da equipe. Em um breve comunicado, o Barça reconheceu a “carreira inigualável de Xavi como jogador e capitão”, desejando-lhe sorte.
Sob o comando do treinador demitido, o Barcelona disputou 142 partidas, com 89 vitórias, 24 empates e 29 derrotas. Nesse período, Xavi conquistou o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha em 2023.
Decepções na temporada
Na temporada atual, no entanto, o Real Madrid sagrou-se campeão da La Liga com quatro rodadas de antecedência. Além disso, o técnico viu sua equipe ser eliminada nas quartas de final da Champions League e da Copa do Rei, somando-se à derrota na decisão da Supercopa nacional.
Xavi ainda comandará o Barcelona em sua última partida neste domingo, contra o Ramón Sánchez Pizjuán, em Barcelona, pela rodada final da La Liga. Após o encerramento da temporada, espera-se o anúncio de Hansi Flick como novo treinador culé.
Na carreira, Flick conquistou a Liga dos Campeões de 2020, o Campeonato Alemão em 2020 e 2021, a Copa da Alemanha de 2020 e o Mundial de Clubes de 2021, quando comandava o Bayern de Munique e a Seleção alemã.