bayer leverkusen e atalanta disputam final da liga europa em dublin

Bayer Leverkusen, invicto em 51 jogos, enfrenta a Atalanta na final da Liga Europa em Dublin, buscando coroar uma temporada histórica.

Leverkusen

O Bayer Leverkusen, a sensação da temporada no futebol alemão, busca coroar a sua campanha imaculada com o título da Liga Europa. A equipe do ‘Werkself’ (Onze da Fábrica) chega à grande decisão em Dublin, nesta quarta-feira (22), após um feito histórico: terminou a Bundesliga invicta, com 51 jogos sem derrotas.

Liderados pelo técnico espanhol Xabi Alonso, os alemães encantaram com um futebol ofensivo e vistoso, conquistando também uma vaga na final da Copa da Alemanha. O ex-meia da Seleção Espanhola ressalta a importância de completar uma “temporada histórica” e admite o interesse de grandes clubes, mas reafirma seu compromisso com o Leverkusen.

Do outro lado estará a Atalanta, ameaçando repetir o feito de 1963 e levantar mais um troféu. A equipe de Bérgamo, comandada por Gian Piero Gasperini desde 2016, surpreendeu mais uma vez, garantindo vaga na próxima Liga dos Campeões ao terminar entre os cinco primeiros da Serie A.

Energias renovadas para a decisão

Apesar do desgaste físico e mental de uma maratona de 14 jogos desde o início de abril, Gasperini confia que seus atletas chegarão revigorados para a grande final. “Temos que recuperar a boa forma física, mas também mental. Nossas últimas dez partidas podem ser consideradas duelos com algo em jogo. E o mais difícil de recuperar é a energia mental.”

A Atalanta busca o segundo título de sua história, após perder recentemente a final da Copa da Itália para a Juventus. Um troféu que coroaria a atual “era dourada” do clube, que eliminou gigantes como Sporting, Liverpool e Olympique de Marselha no caminho até a decisão.

Do outro lado, o Leverkusen entra confiante após encerrar o Campeonato Alemão com uma vitória sobre o Augsburg por 3 a 0. Xabi Alonso não esconde a ambição de conquistar os dois títulos restantes. “Dizer que apenas uma destas competições me interessa não seria verdade. A oportunidade é muito grande.”