Brasil, EUA, Alemanha e África do Sul concorrem para sediar a Copa do Mundo Feminina 2027

Brasil, África do Sul, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, México e Estados Unidos, são os países que se candidataram para sediar a Copa do Mundo feminina de futebol de 2027. A Fifa confirmou em comunicado na última segunda-feira (24), que recebeu quatro candidaturas para sediar o torneio que acontecerá em seis anos.

De acordo com a secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura, “Estamos entusiasmados com as manifestações de interesse recebidas, até porque vêm de associações-membro com uma forte tradição futebolística que representam quatro confederações, confirmando assim a popularidade consistente do futebol feminino em todo o mundo”.

As quatro candidaturas representam quatro confederações da Fifa: Confederação Africana de Futebol (CAF), Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf), Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e União das Associações Europeias de Futebol (Uefa). A escolha será realizada após votação pública no Congresso da Fifa, em 17 de maio do ano que vem.

O Brasil, que oficializou a candidatura no dia 14 de abril, está entusiasmado com a possibilidade de sediar o evento. Em março deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto de criação da Estratégia Nacional para o desenvolvimento do futebol feminino no país. O programa busca fomentar a participação das mulheres em posições de gestão, na arbitragem e na direção técnica de equipes, além da instalação de centros de treinamento específico para as mulheres, com metodologias próprias e diretrizes pedagógicas adaptadas às necessidades femininas.

O México e os Estados Unidos, que sediaram a Copa do Mundo feminina em 2023, se candidataram em conjunto. A Alemanha, que sediou o evento em 2011, propôs uma candidatura em conjunto com a Bélgica e os Países Baixos. A África do Sul é a única candidatura individual da Confederação Africana de Futebol.

A expectativa é de que a Copa do Mundo feminina de 2027 seja um grande sucesso, com jogos de alta qualidade e uma atmosfera vibrante. Os fãs de futebol em todo o mundo aguardam com expectativa a definição da sede e estão ansiosos para ver as melhores equipes femininas de futebol do mundo em ação.