Brasil garante 216 vagas para Paris com triunfos no atletismo e vôlei de praia

Brasil assegura 216 vagas para Paris 2024 com sucesso no revezamento 4x400m e vôlei de praia, destacando novos talentos e experiência veterana.

Paris

O fim de semana foi marcante para o esporte brasileiro, que assegurou mais 216 vagas nos Jogos Olímpicos de Paris, graças a impressionantes atuações no atletismo e no vôlei de praia. Em Bahamas, durante o Mundial de Revezamento, a equipe brasileira de revezamento 4×400 metros masculino, formada pelos jovens talentos Lucas Carvalho, Lucas Vilas, Vitor Hugo Miranda e Matheus Lima, garantiu a classificação após uma emocionante corrida de repescagem.

No início da prova, Lucas Carvalho e Lucas Vilas mantiveram o Brasil na liderança, passando o bastão para Vitor Hugo Miranda. Apesar de uma leve queda no ritmo, Vitor recuperou e passou o bastão a Matheus Lima, que, aos 20 anos, cruzou a linha de chegada em primeiro, carimbando o passaporte do Brasil para Paris. Além do Brasil, as vagas na repescagem foram conquistadas por Estados Unidos, Trinidad e Tobago, Espanha, Polônia e Índia.

Infelizmente, as equipes brasileiras dos revezamentos 4×100 metros (masculino e feminino) e 4×400 metros (feminino e misto) não conseguiram a classificação, o que deixa o Brasil na expectativa da definição do ranking mundial até o próximo dia 30 de junho para confirmar mais participações.

Vôlei de praia carimba última vaga

No vôlei de praia, a experiência foi decisiva para a dupla Evandro e Arthur Lanci, que conquistou a quarta e última vaga olímpica do Brasil na modalidade ao triunfar na etapa de Brasília (elite 16) do circuito mundial. A dupla precisava alcançar a final para garantir a vaga olímpica e conseguiu superar seus compatriotas André e George por 2 sets a 1 (21/18, 16/21, 15/1). Horas mais tarde, eles sagraram-se campeões ao vencerem os holandeses Immer e Van der Velde por 2 sets a 1, em um disputado 17/21, 23/21, 15/09 na final.

Com essas vitórias, as outras duplas brasileiras que estarão em Paris 2024 são André Stein e George; Ana Patrícia e Duda; e Bárbara Seixas e Carol Solberg. A determinação e o talento exibidos tanto nas pistas de atletismo quanto nas areias do vôlei de praia reforçam o potencial do Brasil para buscar medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris.