Campeonato Baiano 2025: detalhes do conselho técnico são definidos

Campeonato Baiano 2025 terá início em 12 de janeiro. Reunião na FBF definiu detalhes com presença dos clubes e expectativa positiva do presidente Ricardo Lima.

Foto: Bia Jesus / Bahia Notícias

Na sede da Federação Bahiana de Futebol, nesta quinta-feira, 14 de novembro, foi realizado o evento que estabeleceu os parâmetros do Campeonato Baiano de 2025. A competição terá início no dia 12 de janeiro e seguirá o mesmo formato do ano anterior.

A questão da premiação e os valores que a TVE Bahia, responsável pela transmissão, irá pagar ainda estão em discussão.

Participaram da reunião os dez clubes que competem na elite do Baianão: Bahia, Vitória, Barcelona de Ilhéus, Jequié, Juazeirense, Jacobina, Atlético de Alagoinhas, Jacuipense, Colo-Colo e Porto Sport Club.

O encontro começou às 11h, onde foram discutidos regulamento, datas e os estádios que receberão os jogos. O presidente do Vitória, Fábio Mota, esteve presente representando o atual campeão, enquanto o Bahia foi representado pelo gerente de operações, Edgar Maba.

O presidente da FBF, Ricardo Lima, expressou otimismo em relação ao Baianão, que vem ganhando notoriedade e visibilidade. Ele fez uma análise das edições anteriores, afirmando que as expectativas são sempre as melhores e que a competição tem apresentado uma evolução significativa tanto técnica quanto financeiramente. “É uma competição atrativa e esperamos entregar mais um grande produto à sociedade baiana em 2025”, comentou.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que o Campeonato Baiano terá sua estreia no dia 12 de janeiro. As datas da final ainda serão discutidas na FBF, mas Ricardo mencionou que duas já estão definidas.

Além disso, falou sobre a possibilidade de retorno de torcidas mistas nos jogos, que foi sugerido pelo Ministério Público da Bahia, com chances consideráveis de ocorrer. “A Federação está atenta ao que as forças de segurança indicarem sobre a volta da torcida mista. Se for viável, a Federação apoiará; caso contrário, acataremos as orientações como sempre fizemos”, concluiu Lima.

O Campeonato Baiano, que começou em 1905, terá sua 121ª edição em 2025, com o Bahia sendo o maior campeão com 50 títulos, seguido pelo Vitória, que possui 30.