No empate entre Valencia e Real Madrid no último sábado (2), o destaque dentro de campo foi o atacante brasileiro Vinícius Júnior, autor de dois gols para o time visitante. No entanto, o jogo no estádio Mestalla foi ofuscado por um triste incidente de racismo. Uma torcedora brasileira, Anna Anjos, registrou o momento em que uma criança, acompanhada de adultos, referiu-se pejorativamente a Vinícius Júnior usando o termo “mono”, que significa “macaco” em espanhol.
O incidente não foi isolado, conforme relatado por Anjos, que presenciou ofensas raciais desde o início da partida. A situação mais perturbadora foi a conduta recorrente da criança ao seu lado, que foi repreendida pela brasileira sem sucesso, já que a mãe da criança insistiu que se tratava apenas de uma expressão inocente, comparando o atleta a um animal.
Este episódio de racismo ocorre nove meses depois de Vinícius Júnior ter sido alvo de ataques semelhantes de torcedores no mesmo local. Em resposta aos insultos, o jogador celebrou seu primeiro gol na partida com um gesto de protesto antirracista, levantando o braço e fechando o punho.
Uma torcedora conseguiu registrar o momento em que uma criança no colo da mãe chama o Vini Jr. de “macaco” da arquibancada do jogo de ontem entre Real Madrid e Valencia.
À ESPN, a responsável pela gravação disse ter sido intimidada pela mãe da garotinha.
—
🎥 Anna Anjos/ESPN pic.twitter.com/yThthlacvx
— Click Esportivo (@click_esportivo) March 3, 2024