A PRF resgatou quase duas mil aves silvestres em duas ações realizadas em menos de 24 horas, na Bahia. Os casos ocorreram nas cidades de Jeremoabo e Itabuna.
Na noite de domingo (11), 848 pássaros foram resgatados após uma abordagem realizada no quilômetro 58 da BR 110, no trecho do município de Jeremoabo. Os agentes da PRF realizavam fiscalização de trânsito quando abordaram um veículo Chevrolet Classic. O motorista teria apresentado uma atitude suspeita e realizou manobra de conversão na tentativa de adentrar um estabelecimento comercial e enganar a fiscalização.
Após isso o veículo foi interceptado e durante inspeção no automóvel, os dois ocupantes admitiram que havia no veículo uma grande quantidade de aves, de diversas espécies, para comercialização. Foram resgatados 848 aves silvestres, das espécies popularmente conhecidas como: Papa capim, Bigodinhos, Trinca-Ferro, Pássaro Preto, Chofreu, Canário da Terra, além disso, três pássaros encontrados já sem vida.
O condutor do veículo, um homem de 36 anos e o passageiro, seu irmão, homem de 46 anos, informaram que as aves foram trazidas de Feira de Santana e seriam levadas até Caruaru, onde seriam vendidas.
Após o resgate uma veterinária esteve no local e prestou assistência. As condições das aves foram analisadas em uma triagem, selecionando as que estavam em condições para soltura nesta segunda-feira (12). Os dois suspeitos foram presos e levados para a delegacia de Polícia Civil de Jeremoabo.
Já na manhã desta segunda-feira (12), uma outra ação da PRF apreendeu cerca de mil aves em Itabuna. De acordo com a polícia, um carro foi abordado e durante revista, as aves foram encontradas. Foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o motorista responderá judicialmente por crime contra o meio ambiente.
Os pássaros foram levados para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde vão receber cuidados e assim que estiverem recuperados, serão soltos na natureza.