O atleta Henrique Avancini cravou seu nome na história do ciclismo brasileiro. No último sábado (15), sua equipe Cannondale Factory Racing conquistou o título mundial de Mountain Bike Maratona, em Auronzo do Cadore, na Itália. Em entrevista para um canal de televisão da Itália, ele disse, em italiano, que parecia não acreditar no feito e que só queria celebrar com sua equipe o desempenho no ano comendo pizza.
O feito histórico coroa a boa temporada que Avancini vem fazendo em 2018. Ele é o atual número dois do ranking da União Ciclística Internacional (UCI). Na semana anterior, ele havia terminado na quarta colocação no Campeonato Mundial de Mountain Bike de Cross-Country Olímpico (XCO), em Lenzerheide, na Suíça.
Em 13 etapas da Copa do Mundo de XCO, Henrique Avancini conquistou cinco pódios e ainda venceu a prova de short track, em Andorra. Ele acabou na quarta colocação geral e foi campeão por equipes com a Cannondale Factory Racing. Em solo brasileiro, ele venceu a tradicional etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike, no mês de abril. Três meses depois, ele voltou ganhar o Campeonato Brasileiro e ter o direito de usar a camisa do Brasil também no exterior. No mês de outubro, Avancini volta ao país para a disputa do Brasil Ride.
Henrique Avancini é o maior nome do Brasil na modalidade em todos os tempos. Ele representou o país nos Jogos Olímpicos Rio-2016 e briga por uma vaga nos Jogos de Tóquio-2020.