Após uma ausência desde 2018 no cenário da Série A, o clássico Ba-Vi está de volta e promete emoções neste domingo, a partir das 16h, no emblemático Barradão. Uma novidade de peso é a arbitragem de alto calibre designada pela CBF, capitaneada por Raphael Claus, árbitro com selo FIFA de São Paulo e veterano da última Copa do Mundo. Claus será auxiliado por Alex Ribeiro (FIFA/SP) e Miguel Cataneo (SP) nas bandeiras, com Vínicius Araújo (SP) como quarto árbitro e Rodrigo Guarizo (SP) no comando do VAR, no duelo válido pela terceira rodada da série mais disputada do futebol brasileiro.
Este confronto marca o quinto Ba-Vi de 2023, sequência essa iniciada na Copa do Nordeste, com vitória do Bahia por 2 a 1, e seguida pelo Campeonato Baiano, onde o Vitória levou a melhor, sagrando-se campeão após derrotar o Bahia por 3 a 2 no Barradão, além de garantir um empate por 1 a 1 na Fonte Nova. No último encontro pela Série A, em 2018, os rivais terminaram empatados em 2 a 2, após o Bahia ter dominado o primeiro confronto com uma vitória de 4 a 1.
O caminho até aqui para ambos times na Série A foi marcado por desafios. O Bahia, depois de ser superado pelo Internacional por 2 a 1 fora de casa, busca recuperação, tendo ainda um confronto contra o Fluminense na Arena Fonte Nova, nesta terça-feira, às 21h30. O Vitória, por outro lado, após enfrentar o atual campeão Palmeiras e sofrer uma derrota de 1 a 0 em seus domínios, teve seu compromisso contra o Cuiabá adiado devido à semifinal da Copa Verde, conferindo-lhe um intervalo para planejar a volta por cima.
Encarando este clássico, ambos os clubes veem uma oportunidade de redenção no campeonato, vislumbrando no horizonte, além dos três pontos, a chance de retomar o prestígio e a força no cenário futebolístico nacional.