A Premier League deu continuidade à arbitragem de vídeo (VAR) para a próxima temporada, após votação realizada nesta quinta-feira, 6. De acordo com o comunicado oficial do Campeonato inglês, 19 das 20 equipes endossaram a permanência da tecnologia, enquanto apenas o Wolverhampton, que propôs sua retirada, votou pela abolição.
Os ‘Wolves’ acusaram o VAR de “desvalorizar a marca Premier League” após uma temporada repleta de decisões controversas. Introduzido em 2019 para auxiliar os árbitros a evitar erros cruciais, o VAR esteve no olho do furacão em diversas ocasiões, sendo alvo de críticas de treinadores e torcedores.
Melhorias no horizonte
Apesar da votação favorável, a Premier League reconhece a necessidade de aprimoramentos. Em comunicado, declarou que “embora o VAR ajude a tomar decisões mais acertadas, melhorias devem ser feitas para o benefício do jogo e dos torcedores”.
- A tecnologia semiautomática de detecção de impedimentos será implantada na próxima temporada, visando reduzir as longas esperas para validar lances.
- Também haverá anúncios quando uma decisão em campo for modificada após intervenção do VAR, mantendo os torcedores informados.
- O “limite elevado” para intervenção do VAR será mantido.