O Campeonato Brasileiro 2019 começará, neste final final de semana, com uma novidade: as mudanças nas regras do futebol. Divulgadas pela Ifab (International Football Association Board), elas passariam a ter validade inicialmente em de 1º de junho. A CBF, porém, pediu autorização para implementá-las a partir da primeira rodada da principal competição nacional.
Em março, a Ifab aprovou a alteração. A ideia era implementá-las após o fim da temporada europeia. A Copa América no Brasil, que começa em 14 de junho, já ocorrerá diante das novas normas.
Uma das principais alterações é sobre lances de mão na bola. Qualquer jogada de gol em que a bola for tocada pela mão do jogador será invalidada. Outra mudança importante é na cobrança de pênalti. Atualmente, os goleiros precisam manter os dois pés sobre a risca do gol até o adversário chutar a bola. A mudança permitirá que eles fiquem com só um pé na linha.
Santos e SP receberam o ofício encaminhado pela comissão de arbitragem, mas não entenderam que as mudanças já valeriam pra agora. O CSA não tem o documento em mãos, mas disse estar ciente de que as mudanças são imediatas.
Corinthians, Fluminense, Palmeiras e Chapecoense receberam ofício e dizem estar cientes que as mudanças são para agora. O Atlético-MG diz não ter o documento e garante que o efeito das novas regras não será imediato.
São Paulo, Santos, Athletico e Grêmio foram, até o momento, os clubes que pediram palestra para explicação das novas regras. Já Fortaleza e Goiás terão palestra sobre o VAR, já que ainda não estiveram em jogos onde o recurso estava disponível.