Pela quinta temporada consecutiva, os fãs do Vitória chegam à última rodada da fase classificatória do Campeonato Baiano torcendo para que dê certo. Outra vez, o Leão não conseguiu assegurar uma vaga nas semifinais e agora vai para o jogo final ameaçado de eliminação.
Se o Vitória derrotar o Barcelona de Ilhéus, no Barradão, no próximo domingo (26), chegará aos 14 pontos. Apenas dependerá do erro do Jacuipense ou Itabuna, o 3º e 4º colocados, respectivamente, para progredir.
O Itabuna não pode vencer. Se isso ocorrer, a equipe do interior permaneceria com os 12 pontos atuais ou, no máximo, 13 e seria ultrapassado pelo rubro-negro. O clube Dragão do Sul enfrenta o Bahia, no estádio Ribeirão, em Camacan. Todas as partidas da última rodada do estadual serão realizadas no domingo, às 16 horas. O tricolor está na frente da competição, com 21 pontos, e já possui classificação garantida.
Se o Itabuna derrotar o Bahia, o Vitória ainda terá outra oportunidade. A Juazeirense precisaria derrotar o Jacuipense, no estádio Valfredão, em Riachão do Jacuípe. Vitória e Jacuipense teriam o mesmo número de pontos e vitórias se isso ocorresse. O próximo critério de desempate seria o saldo de gols. O Leão está atrás no placar (3 contra 0) e precisaria superá-lo na última rodada.
Ambas as situações dependem de uma vitória do Leão diante do Barcelona de Ilhéus, porém o rubro-negro pode se classificar mesmo com um empate. Para este cenário, a equipe de Itabuna deve perder para o Bahia e o Bahia de Feira não pode triunfar sobre o Jacobinense, no estádio Arena Cajueiro, em Feira de Santana.
O rubro-negro se apresenta na tarde de hoje (24), na Toca do Leão, depois da derrota de ontem (23) para o Náutico, pelo placar de 3×2, no Barradão, na Copa do Nordeste. Dado que o dia de hoje é voltado para que os jogadores titulares se recuperem fisicamente, o técnico Léo Condé terá apenas o treino de sábado (25) para preparar o time com todos os atletas disponíveis.