Copa do Mundo Feminina: FIFA prevê números recordes de audiência e público

Nova Zelândia e Austrália se preparam para o espetáculo do futebol feminino.

A Copa do Mundo Feminina de Futebol está prestes a começar na Nova Zelândia e na Austrália, e as principais autoridades da FIFA já estão prevendo recordes de audiência e público para o torneio.

“Os olhos do mundo estarão aqui. Esperamos atingir um quarto da população mundial, 2 bilhões de pessoas, que assistirão a pelo menos uma partida”, disse a secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura, em entrevista coletiva em Auckland, acompanhada pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Samoura ressaltou o alcance global do evento e destacou o crescimento do futebol feminino: “Este torneio será o primeiro Mundial Feminino organizado por duas confederações, o primeiro no hemisfério sul, o primeiro com 32 seleções, oito delas estreantes.”

A venda de ingressos para a Copa do Mundo Feminina já superou os números da edição anterior, realizada na França há quatro anos. “Vai ser o Mundial Feminino com maior público”, comentou Samoura. Mais de 1.375.000 ingressos já foram vendidos, e ainda há muitos disponíveis.

No entanto, a mídia da Nova Zelândia relatou baixas vendas de ingressos para as partidas em seu território, enquanto na Austrália a procura tem sido mais expressiva. Diante dessa situação, Infantino fez um apelo à população da Nova Zelândia para que venham apoiar o futebol feminino e comparecer aos estádios.

“Será um espetáculo realmente único. Muitas pessoas ainda acreditam que o futebol feminino não é um grande jogo, que é uma cópia ruim do futebol masculino, mas quando o veem percebem que é fantástico”, disse Infantino, ressaltando a qualidade do futebol feminino. “O nível aumentou nos últimos 10 anos e as melhores jogadoras estão aqui.”

Em relação à premiação das jogadoras, cada uma receberá um prêmio de 30.000 dólares. No entanto, houve questionamentos sobre a garantia de que esse valor realmente chegará a elas. Infantino evitou responder diretamente a essa questão, considerando-a um assunto delicado relacionado ao dinheiro. No entanto, destacou que a entidade criou um programa comercial que gerou uma quantia significativa de 500 milhões de dólares, a qual cobrirá os custos do torneio.