Corpo é encontrado junto com destroços do avião que levava Emiliano Sala

Nesta segunda (04), a Agência de Investigação de Acidentes Aéreos (AAIB, na sigla em inglês) noticiou que um corpo foi encontrado junto aos destroços do avião, que levava o jogador argentino Emiliano Sala, ao fundo do Canal da Mancha.
 
No dia 21 de janeiro, o avião particular, modelo de turbina única, que transportava Sala e o piloto David Ibbotson, desapareceu no  Canal da Mancha. As autoridades inglesas resolveram suspender as buscar após 13 dias do ocorrido, contudo, destroços do avião foram encontrados por um barco contratado pela família do jogador para investigação particular, através de um sonar de última geração que vasculhou o fundo do oceano.

Emiliano Sala havia sido contratado pelo Cardiff, que disputa a Premier League da Inglaterra, e estava indo encontrar o clube quando o trágico acidente ocorreu.

Confira o comunicado completo da AAIB:

“Tendo identificado uma área prioritária de busca na última semana, a AAIB combinou uma estratégia de procura com a Blue Water Recoveries Ltd. para maximizar a chance de localizar os destroços da aeronave.

A AAIB contratou o navio especialista Geo Ocean III e a Blue Water Recoveries Ltd. contratou o FPV Morven, e a área foi dividida entre os dois navios. Os dois começaram as buscas na manhã do domingo, 3 de fevereiro.

No começo da busca, o Morven identificou um objeto de interesse no fundo do mar, usando seu equipamento de sonar. Isso esclareceu a área imediata para que o Geo Ocean III usasse seu veículo operado remotamente (ROV) para pesquisa a área no fundo do mar na qual o objeto foi localizado. Baseado na analise de vídeo do ROV, os investigadores da AAIB a bordo do navio concluíram trata-se dos destroços do avião perdido Piper Malibu, registro N264DB.

O ROV colocou em prática outra busca na área ao fim da noite, mas não identificou nenhuma peça adicional dos destroços.

Tragicamente, no vídeo do ROV, um ocupante pode ser visto entre os destroços. A AAIB agora está considerando os próximos passos, consultando as famílias do piloto e do passageiro, além da polícia.

A imagem mostra a parte de trás do lado esquerdo da fuselagem, incluindo parte do registro da aeronave.

Nós pretendemos publicar um relatório interino após um mês do acidente.”