Connect with us

Esportes

Corrupção e propina: Fifa confirma banimento de Del Nero do futebol

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Em nota divulgada à imprensa na segunda-feira (27), a Fifa confirmou o banimento de Marco Polo Del Nero de todas as atividades relacionadas a futebol para sempre, tanto em cenário nacional quanto internacional. O brasileiro ex-presidente da CBF já havia recebido a sentença do Comitê de Ética da entidade, que foi confirmada em segunda instância pelo Comitê Apelativo do órgão.

Del Nero foi enquadrado em cinco artigos do código ético da Fifa: propina e corrupção (artigo 21), oferecer e aceitar presentes e outros benefícios (artigo 20), conflito de interesses (artigo 19), lealdade (artigo 15) e regras gerais de conduta (artigo 13).

Além de não poder participar de nenhuma atividade esportiva ou administrativa que tangencie o futebol, o ex-presidente da CBF foi multado em um milhão de francos suíços (R$ 4 milhões). A investigação identificou que Del Nero recebeu propinas em troca de favorecimentos a veículos midiáticos em contratos relacionados aos direitos de transmissão e de marketing de diversos torneios, incluindo a Copa América, a Copa Libertadores e a Copa do Brasil.

Aos 78 anos, Del Nero foi presidente da Federação Paulista de Futebol no período de 2003 a 2015. Depois do fim do mandato, tornou-se presidente da CBF, assumindo o lugar que era antes ocupado por José Maria Marin, que hoje está preso nos Estados Unidos, cumprindo sentença de quatro anos por conta de crimes cometidos enquanto dirigia a entidade.

Mais Lidas