O astro português Cristiano Ronaldo está à frente da seleção lusitana convocada pelo treinador espanhol Roberto Martínez para a Eurocopa 2024. A lista de 26 atletas foi divulgada nesta terça-feira (21), marcando a sexta participação de CR7 no torneio continental, um recorde inédito.
Com 128 gols em 206 jogos pelo Seleção das Quinas, o atacante foi o protagonista do único título europeu de Portugal, conquistado em 2016. Embora tenha perdido a condição de titular absoluto com o ex-técnico Fernando Santos na Copa de 2022, Ronaldo continua sendo peça fundamental nos planos de Martínez.
Combinação de jovens e veteranos
Além de Cristiano, a convocação conta com nomes como Rafael Leão, João Félix, Gonçalo Ramos, Pedro Neto e Francisco Conceição no ataque. No meio-campo, as responsabilidades criativas recaem sobre Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Vitinha e Otávio, protegidos por João Palhinha, Rúben Neves e João Neves.
Na defesa, destaque para o veterano luso-brasileiro Pepe, de 41 anos, cuja convocação, segundo Martínez, se deve ao seu “papel importante no vestiário”. Rúben Dias, Danilo Pereira, António Silva e Gonçalo Inácio também integram o setor defensivo, enquanto João Cancelo, Nuno Mendes, Diogo Dalot e Nelson Semedo atuarão nas laterais. Diogo Costa será o goleiro titular, com Rui Patrício e José Sá como reservas.
Ausência sentida de Guerreiro
A grande baixa na lista é o lateral-esquerdo Raphaël Guerreiro, do Bayern de Munique, que sofreu uma lesão ligamentar no tornozelo durante a derrota para o Stuttgart (3 a 1) em 4 de maio, pelo Campeonato Alemão.
Antes de enfrentar República Tcheca, Turquia e Geórgia no Grupo F da Eurocopa, que será disputada de 14 de junho a 14 de julho na Alemanha, Portugal realizará amistosos contra Finlândia, Croácia e Irlanda.