Cristiano Ronaldo na Eurocopa 2024: Última Chance de Brilhar pela Seleção?

Cristiano Ronaldo se prepara para sua sexta e possivelmente última Eurocopa, liderando Portugal em busca do título com novo ânimo sob o comando de Roberto Martínez.

Cristiano

Com 39 anos e uma carreira repleta de conquistas, Cristiano Ronaldo se prepara para a Eurocopa 2024 na Alemanha, possivelmente sua última dança com a camisa de Portugal. O astro perdeu o status de titular na Copa do Mundo de 2022 e rumou para o Al-Nassr saudita, levantando especulações sobre o fim de sua jornada no futebol de elite.

No entanto, a chegada do técnico espanhol Roberto Martínez reacendeu o brilho do camisa 7. Cristiano já viveu momentos amargos na Euro, como a derrota na final de 2004 em casa, e de emoção intensa na conquista de 2016, quando deixou o campo lesionado, mas chorou de alegria com o primeiro título da seleção portuguesa.

Recordista e artilheiro

Aos 39 anos, CR7 segue em boa forma e fechou a temporada com 44 gols em 45 jogos. Ele retomou o protagonismo nas Eliminatórias da Euro, com 10 tentos em uma campanha perfeita de Portugal, que marcou 36 vezes e sofreu apenas dois gols.

O atacante é o maior artilheiro da história da Eurocopa com 14 gols, recorde que pode aumentar. Somam-se a essa marca as conquistas de ser o jogador com mais jogos (206) e gols (128) por uma seleção, além de se preparar para a sexta participação na Euro, quebrando o recorde que dividia com Iker Casillas.

Concorrência de peso

Portugal não é apontada como favorita apenas por Cristiano Ronaldo. No ataque, o time conta com uma gama de talentos atuando em grandes clubes europeus, como João Félix, Rafael Leão, Diogo Jota e Gonçalo Ramos.

Martínez mantém discrição sobre a titularidade de CR7, afirmando que “temos 23 jogadores de linha e criamos uma competitividade. Depois, o jogo decide”. O treinador ressalta a “experiência” e o rendimento “muito consistente” do camisa 7, além da “contribuição que Cristiano traz para o vestiário”.

Após uma semana de folga, Ronaldo se junta à equipe nesta terça-feira (6) contra a Irlanda, em Aveiro. Sem o capitão, Portugal venceu a Finlândia (4 a 2), mas perdeu para a Croácia (2 a 1). A estreia será contra a República Tcheca no dia 18, adversário que CR7 já derrotou de cabeça nas quartas de 2012.