O Cruzeiro confirmou que chegou a um acordo com o atacante Gilberto para a rescisão antecipada do contrato, que era válido até o final de 2022. A informação foi inicialmente divulgada pelos jornalistas Antônio Neto e Samuel Venâncio. O clube mineiro aguarda agora a assinatura do documento para oficializar a rescisão com o atleta de 34 anos.
Gilberto foi contratado pelo Cruzeiro em janeiro do ano passado, após deixar o Al Wasl, dos Emirados Árabes. No entanto, teve um desempenho abaixo do esperado e foi afastado do elenco em outubro, ainda sob o comando do técnico Zé Ricardo. Na ocasião, o atleta que disputou 32 jogos pelo clube e marcou seis gols, passou a treinar à parte.
Sua última partida foi em setembro, quando o time mineiro perdeu para o Fluminense por 1 a 0, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Gilberto não faz parte dos planos do novo técnico Nicolás Larcamón e, com um dos maiores salários do elenco, as negociações para o fim do vínculo foram iniciadas em meados de dezembro.
Sem contrato, Gilberto encontra-se livre no mercado e ainda vai definir seu futuro. Em janeiro, ele recebeu contato do Shimizu S-Pulse, do Japão, mas as conversas não avançaram.
Antes do Cruzeiro, Gilberto teve uma passagem de destaque pelo Bahia, onde construiu uma relação próxima com a torcida durante sua permanência de quatro temporadas, disputando 189 partidas e marcando 83 gols. Ele também tem no currículo passagens por times como Santa Cruz-PE, Internacional, Sport, São Paulo e Vasco. Além do Brasil, o atacante teve experiências em clubes internacionais, como Toronto, do Canadá, e Chicago Fire, dos Estados Unidos.