De Paulo Afonso para o mundo: “Gugu” Azevedo busca vitória no Bellator 296

O palco está montado. Em meio à grandiosidade da capital francesa, José Augusto “Gugu” Azevedo, o baiano de Paulo Afonso, está pronto para sua quarta luta no Bellator, nesta sexta-feira (12). Treinando na renomada academia Pitbull Brothers, Gugu vai em busca de recuperação após duas derrotas consecutivas na organização. O adversário é o italiano Simon Biyong, na edição 296 do evento.

Em uma entrevista exclusiva ao Combate, Gugu relembrou seus primeiros dias no MMA, e falou sobre a preparação para o próximo confronto. Para ele, a luta é um momento decisivo:

“Essa luta para mim é matar ou morrer. Preciso me recuperar e ele é o cara que está me atrapalhando. Um de nós dois irá cair, e com certeza será ele”.

O baiano, de 31 anos, carrega em seu cartel sete vitórias e quatro derrotas, com resultados negativos nas duas últimas lutas pelo Bellator. Em contrapartida, Biyong tentará a terceira vitória consecutiva no evento.

A história de Gugu no MMA começou de maneira inusitada. Antes de se tornar profissional, ele já era conhecido em sua cidade natal como um “grandalhão” casca grossa. A estreia veio durante um evento de moto clube, onde aceitou o desafio de um representante do vencedor de uma luta anterior.

“Os caras da minha academia vieram me empurrando, me jogando pro ringue e lá eu disse que aceitava”, relembra o lutador.

Mesmo tendo iniciado os treinos aos 15 anos, Gugu demorou para se dedicar totalmente ao esporte. Ele começou a levar a luta a sério ao ingressar na academia dos irmãos Patrício e Patricky Pitbull. Lá, conseguiu firmar um contrato com o Bellator após quatro vitórias como peso-pesado no Brasil.

Em 2021, Gugu sofreu uma lesão na mão direita que o deixou quase um ano sem lutar. Nesse período, ele focou em exercitar a mente, assistindo aos treinos de seus companheiros, e aprendendo a ser mais estratégico. Agora, totalmente recuperado, ele se sente mais forte e capacitado para dar um grande show no ringue.

“Gugu” está confiante de que pode virar o jogo: “Os treinos estão indo muito bem. Estou muito feliz por não ter nenhuma lesão e espero fazer a apresentação mais emocionante da minha carreira”. Ele também reconhece as habilidades do adversário, Simon Biyong, mas está preparado para explorar as falhas do italiano.

“Ele é um cara forte, mas acredito que o chão é sua maior falha. Vou ditar o ritmo e machucar ele o tempo todo. Pretendo nocautear ou finalizar ele antes dos 15 minutos de luta”, concluiu.

Bellator Paris 296
12 de maio de 2023, às 13h (de Brasília), em Paris (França)
CARD PRINCIPAL:
Peso-médio: Gegard Mousasi x Fabian Edwards
Peso-leve: Brent Primus x Mansour Barnaoui
Peso-médio: Douglas Lima x Costello Van Steenis
Peso-leve: Thibault Gouti x Kane Mousah
CARD PRELIMINAR:
Peso-mosca: Denise Kielholtz x Paula Cristina
Peso-meio-médio: Oliver Enkamp x Luca Poclit
Peso-leve: Saul Rogers x Davy Gallon
Peso-casado até 66,7kg: Yves Landu x Piotr Niedzielski
Peso-casado até 63,9kg: Sarvarjon Khamidov x Kevin Petshi
Peso-leve: Tim Wilde x Chris Gonzalez
Peso-pena: Fabacary Diatta x Keir Harvie
Peso-casado até 68kg: Asael Adjoudj x Georges Sasu
Peso-casado até 78,5kg: Bourama Camara x Romain Debienne
Peso-meio-pesado: Gugu Azevedo x Simon Biyong

O evento será transmitido nesta sexta-feira a partir das 13h (horário de Brasília) pelo canal Combate. As duas primeiras lutas também serão exibidas no Combate.com, no SporTV 3 e no canal do Combate no Youtube.

Imagem: Reprodução/Bellator