Na última terça-feira (4), Anderson Vital da Silva, o popular Dedé, surpreendeu a todos ao anunciar sua aposentadoria do futebol. Com 35 anos, o ex-zagueiro se despede dos campos após uma carreira marcada por grandes conquistas e desafios superados.
Nascido no futebol através do Volta Redonda, Dedé ganhou os holofotes do esporte ao vestir a camisa do Vasco. No clube carioca, conquistou a Série B em 2009 e ergueu a taça da Copa do Brasil em 2011. Seu sucesso no Vasco o levou a receber o apelido de “Mito” entre os torcedores.
A ascensão continuou quando Dedé trocou o Rio de Janeiro por Minas Gerais em 2013, ao assinar com o Cruzeiro. No clube mineiro, o jogador brilhou ao se tornar bicampeão Brasileiro (2013 e 2014), bicampeão da Copa do Brasil (2017 e 2018) e tricampeão do Mineiro (2014, 2018 e 2019).
Apesar do grande sucesso, Dedé também enfrentou desafios. Nos últimos anos de sua carreira, teve que lidar com lesões que afetaram sua performance. Ainda assim, o jogador teve breves passagens pela Ponte Preta e Athletico-PR.
Em um emocionante post no Instagram, Dedé compartilhou: “Pensei, refleti e entendi que era o momento de agradecer, sempre, e, por respeito a todos que acompanharam minha carreira, a ascensão, os muitos títulos, conquistas, premiações pessoais, reconhecimento, sucessos, batalhas, dificuldades, superação, lesões, incompreensão e dezenas de páginas com uma linda história, tinha obrigação de comunicar que hoje, aos 35 anos, com este novo ciclo iniciado no último sábado, anuncio, oficialmente, o final da minha trajetória no futebol”.