Ederson, goleiro brasileiro do Manchester City e da Seleção Brasileira, foi eleito o melhor goleiro do mundo de 2023 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), somando 145 pontos. A entrega do prêmio coloca Ederson numa posição vantajosa sobre seus concorrentes, com o argentino Emiliano Martínez, do Aston Villa, em segundo lugar, somando 76 pontos, e o belga Courtois, do Real Madrid, em terceiro, com 73 pontos.
Ederson é o segundo goleiro brasileiro a vencer na categoria. Alisson foi o goleiro brasileiro escolhido como melhor da temporada em 2019, mas nesta última votação marcou apenas em oitavo lugar no top 10 com 19 pontos. A selecção do vencedor é feita por um júri da IFFHS composto por jornalistas esportivos e especialistas em futebol de 120 países.
Na temporada 2022/2023, Ederson conquistou as principais competições do futebol inglês, a Tríplice Coroa, que inclui a Premier League, a Copa da Inglaterra e a Champions League. Na Copa do Mundo de 2022, a convocação do jogador veio pelo técnico Tite, mas Ederson atuou apenas na derrota para Camarões, resultando na eliminação do Brasil nas quartas de final pela Croácia. Sob a direção de Fernando Diniz, Ederson foi titular de quatro jogos do time brasileiro nas eliminatórias do Mundial de 2026.
Posteriormente, o goleiro brasileiro ainda pode conquistar outro prêmio individual. Ele está na disputa do The Best 2023, promovido pela Fifa, na categoria de melhor goleiro. A cerimônia de premiação está agendada para o dia 15 de janeiro, uma segunda-feira, em Londres. Seus concorrentes são Courtois e o marroquino Bono, ex-Sevilla e atualmente no Al Hilal, da Arábia Saudita.