Valeu pela solidariedade e pela volta ao topo do ranking da Fifa. O Brasil venceu a Colômbia, nesta quarta (25), no Engenhão, por 1×0, no Jogo da Amizade.
A partida era em homenagem às vítimas do acidente aéreo com a Chapecoense que matou 71 pessoas, entre delegação do clube, jornalistas e tripulantes, em 29 de novembro do ano passado. A renda foi revertida para os familiares deles.
Antes da bola rolar, teve homenagem aos quatro sobreviventes brasileiros da tragédia: o narrador Rafael Henzel e os jogadores Jakson Follman, Neto e Alan Ruschel.
Com a bola rolando, a primeira chegada foi dos colombianos. Aos 6, Borja recebeu pelo lado direito em boa condição e bateu cruzado. Weverton mandou pra escanteio. O Brasil respondeu com Dudu, travado em cima da hora. Pouco depois, após bate-rebate, William Arão perdeu boa chance, mandando por cima do gol de González.
Aos 26, a Seleção tabelou bem e Dudu, com uma cavadinha, encontrou Lucas Lima, que bateu forte para defesa do goleiro colombiano. O Brasil era melhor mas esbarrava na falta de entrosamento. Os visitantes chegaram melhor: de cabeça, Uribe acertou a trave de Weverton, já vendido.
O gol que não saiu no 1º tempo precisou de menos de um minuto pra sair no 2º. Fagner desceu pela direita e cruzou, Diego Souza bateu de primeira, González deu rebote e Dudu, de cabeça, abriu o placar.
Os Cafeteros tentaram responder com Bocanegra, de falta, mas o Weverton fez bela defesa. Com as mudanças nos dois times, a partida perdeu em dinâmica. Nas arquibancadas, o público – abaixo do esperado – fazia a festa, ora com a ola, ora com os gritos de “Vamo, vamo, Chape”.
O Brasil quase amplia com Scarpa, que driblou Balanta e bateu cruzado para boa defesa de González. O meia do Fluminense tentou outra vez, de falta, mas a bola foi na rede pelo lado de fora. A Seleção volta a atuar, pelas Eliminatórias, em 23 de março, contra o Uruguai, em Montevidéu. Cinco dias depois, enfrenta o Paraguai em São Paulo.