O técnico Tite achou justo o empate de 1 a 1 da Seleção Brasileira com a Colômbia, na última terça-feira (5), no estádio Metropolitano de Barranquilla, pela 16ª rodada das eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018. O comandante elogiou a postura das duas equipes que fizeram um jogo limpo, sem descambar para a violência, vista nos últimos duelos, desde a Copa do Mundo de 2014.
"Fiquei mais contente pela consistência desse jogo do que no último contra o Equador. Hoje mantivemos o padrão de atuação que dá consistência a equipe. O resultado de empate foi justo. Mas se tivesse um vencedor, seria o Brasil pelas chances que criou. Volto a ressaltar o grande jogo técnico. Tem que parar com essa história de porrada, de provocação. É jogo de futebol, um grande espetáculo que vimos hoje", afirmou.
Ele também elogiou o comportamente dos seus comandados que estava pendurados nesta partida e não receberam nenhum cartao. Filipe Luís, Fernandinho, Renato Augusto, Neymar e Gabriel Jesus atuaram no jogo. "É importante ressaltar: nenhum atleta forçou cartão para não jogar na Bolívia. Eles competiram de forma leal em um jogo decisivo para a Colômbia, que está em segundo por seus méritos".
Sobre a briga por vaga no elenco Canarinho que vai à Rússia no que vem, Tite fez uma análise de Roberto Firmino e Fernandinho. "Quando é um processo criativo, como o do Firmino, há uma dificuldade maior de entrosamento. Quando é posicional, como do Fernandinho, fica mais fácil. Sei que o Firmino tem mais para dar, a atuação dele foi normal, ele tem mais para mostrar. Depende do entrosamento. Fernandinho e Casemiro podem jogar juntos, por exemplo. Entre os dois, escolho de olhos vendados. Os dois jogam muito", disse. "Firmino tem características diferentes do Jesus. Vem compor no meio como faz no Liverpool para ter dois agressivos nas pontas como Mané e Salah", completou.
O Brasil já está classificado para a Copa e, de quebra, já com a primeira colocação das eliminatórias assegurada. Com 37 pontos, aequipe apenas cumpre tabela. Ao contrário das outras seleções que brigam ferrenhamente para ir ao Mundial. Apenas sete pontos separam o segundo colocado, Uruguai com 27, do oitavo, Equador que tem 20, e nesse meio também tem Colômbia, Peru, Argentina, Chile e Paraguai no páreo pelas três vagas diretas e uma quarta que dá chance na repescagem. Tite rechaçou a hipótese da seleção Canarinho ser a fiel da balança. Nas próximas rodadas, os brasileiros encaram a Bolíva, fora de casa, e o Chile, em solo tupiniquim.
"Falei antes e falo agora: o Brasil é o fiel da balança do Brasil, do desempenho de seus atletas, de todo um trabalho realizado. Ele respeita os outros. Jogamos para melhorar e para que esse desempenho seja suficiente para vencer. O sentimento que eu conversava hoje com a comissão no hotel era sobre a dificuldade de se classificar de forma antecipada. Como é difícil… Tem sete ou oito seleções coladas e separadas por poucos pontos. Não vamos ser o fiel da balança. Vamos fazer a nossa parte procurando melhorar sempre", declarou.