A Conmebol divulgou um vídeo nesta quarta-feira (03/03), reconhecendo que houve um erro da arbitragem ao não marcar um pênalti em Vini Jr durante a partida entre Brasil e Colômbia pela última rodada da fase de grupos da Copa América 2024.
O incidente ocorreu aos 42 minutos do primeiro tempo. Segundo a entidade, um defensor colombiano não tocou a bola e, na sequência, cometeu um ato imprudente ao atingir Vini Jr. O árbitro em campo não percebeu a infração e deixou o jogo seguir. O VAR, ao revisar o lance, também não identificou o erro, confirmando a decisão de campo. No vídeo, a Conmebol esclarece que o defensor “não toca a bola antes de entrar em contato imprudentemente com o atacante.”
O processo de revisão levou quase dois minutos, durante os quais o oficial do VAR afirmou que o jogador colombiano “beliscou a bola” e recomendou ao árbitro principal, Jesús Valenzuela, que prosseguisse com a partida sem marcar o pênalti.
Além disso, no mesmo jogo, Vini Jr recebeu um cartão amarelo por um golpe no rosto de James Rodríguez, o que resultou em sua suspensão para as quartas de final da competição.