Nesta quinta-feira (20), cerca de 2kg de esmeraldas brutas e lapidadas foram apreendidos em um carro, no km 429 da BR-116, em Feira de Santana (BA). No veículo estavam um homem de 53 anos e o filho dele, de 23 anos.
Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as pedras preciosas estavam dentro de um carro com placa de São Paulo. Os dois viajantes afirmaram que estavam voltando de Nova Era (MG) para Pindobaçu, cidade do norte baiano que é famosa pelo garimpo.
Questionado, o jovem teria dito também que foi para a cidade mineira negociar pedras preciosas, mas que não tinha ocorrido acordo e por isso não houve a aquisição de esmeralda. Porém, a história ficou duvidosa quando os policiais encontraram uma nota fiscal com ele, com a discriminação de certa quantidade de pedras preciosas.
Com a vistoria no interior do carro, a equipe policial encontrou as esmeraldas, divididas em centenas de pedras não lapidadas e mais 14 gemas lapidadas, além de $20.
O material foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal, onde o caso foi registrado para continuidade das investigações e demais procedimentos.
A PRF ressaltou, por meio de nota, que a exploração mineral, popularmente conhecida como “garimpo”, não é uma atividade ilegal no Brasil. Porém, existem procedimentos e legislações que devem ser seguidas, gerando empregos e renda de forma sustentável.