Estado assume Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA)

A partir desta sexta-feira (16), a estadualização do Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA) será concretizada, passando a ser coordenado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID)

“Ao assumir o HMPA, o Estado tem um perfil no atendimento, então estamos adequando os serviços, como a questão do Pronto Socorro Infantil, que estamos instalando um espaço exclusivamente voltado para o atendimento das crianças, também no BTN, com funcionamento 24 horas e todo o suporte de urgência e emergência para os pequenos. Gostaria de acalmar a população e lutar contra as falsas notícias que circulam sobre a pediatria e até mesmo outros serviços, então ressalto que a Prefeitura continuará ofertando todo o atendimento que hoje encontra-se no HMPA, mas que será relocado para outras unidades devido a sua estadualização”, relatou o secretário municipal de saúde, Adonel Junior.

A transferência da unidade de saúde para integrar a rede do Estado vem sendo debatida desde o início do ano, quando a secretária estadual Adélia Pinheiro esteve em Paulo Afonso, visitando o hospital.

Conforme secretário, a implantação do Pronto Socorro Infantil, que será no BTN, está em andamento e o local ofertará uma equipe especializada, com leitos e funcionamento 24 horas, com urgência e emergência. A unidade contará com infraestrutura composta de recepção, triagem, posto de enfermagem, consultório médico, sala de estabilização, enfermaria e observação. O corpo será formado por dez técnicos de enfermagem, seis enfermeiros e médico plantonista diariamente. Uma ambulância também ficará na unidade disponibilizada para as intercorrências infantis.