Em uma recente entrevista, o ex-diretor jurídico do Esporte Clube Vitória, Dilson Pereira Jr, abordou os desafios enfrentados pelo clube na transição para o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Ele enfatizou que, para essa transformação ser bem-sucedida, é crucial que o Vitória realize uma reestruturação em diversas áreas administrativas.
Dilson destacou que o estatuto do clube foi atualizado para incluir os procedimentos necessários para a implementação da SAF, que exige a aprovação de órgãos internos. “O Vitória precisa se preparar adequadamente para a SAF. Isso envolve a adaptação do seu estatuto, pois atualmente as decisões são tomadas de maneira unilateral, sem a devida revisão por outros órgãos. Isso pode resultar em erros e acertos”, comentou.
Além disso, o advogado alertou sobre a importância de aprender com os erros do passado, citando a experiência do Vitória SA. Ele propôs que o clube considere a cisão do departamento de futebol, criando uma nova entidade corporativa sob o modelo SAF para gerir essa área de maneira eficaz.
As discussões sobre a implementação da SAF são fundamentais para o futuro do Vitória, e a análise detalhada dos processos requeridos poderá contribuir para direcionar o clube em sua nova fase.