Ex-jogadora Seleção Brasileira de vôlei, Ana Paula critica liberação de atletas trans

A ex-jogadora de vôlei Ana Paula se posicionou contra a contratação da atleta transexual, Tiffany Abreu, para a disputa da Superliga Feminina de Vôlei. A ex-atacante da Seleção Brasileira, medalha de bronze nos Jogos de Atlanta 1996, usou as redes sociais para dar a sua opinião.

"Muitas jogadoras não vão se pronunciar com medo da injusta patrulha, mas a maioria não acha justo uma trans jogar com as mulheres. E não é. Corpo foi construído com testosterona durante a vida toda. Não é preconceito, é fisiologia. Por que não então uma seleção feminina só com trans? Imbatível!", escreveu a mineira.

A publicação gerou polêmica. Algumas pessoas concordaram com Ana Paula, enquanto que outras discordaram. A ex-atleta continuou defendendo o seu ponto de vista dizendo que "o problema é que todas as jogadoras não puderam construir seus corpos, músculos e ossos com a ajuda da testosterona e essa moça pôde durante anos".

No início do mês, Tiffany foi anunciada como a nova jogadora do Bauru e se tornou a primeira jogadora trans da Superliga. Ela foi autorizada a jogar a competição feminina pela comissão médica da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Na partida de estreia, no último dia 10 de dezembro, o Bauru perdeu, em casa, para o São Caetano por 3 sets a 2, com parciais de 25/22, 17/25, 22/25, 25/23 e 13/15, no ginásio Panela de Pressão. Além disso, no início deste ano, Tiffany também foi autorizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) a competir entre mulheres. O Comitê Olímpico Internacional (COI) também permite que homens, com níveis de testosterona controlada, joguem em torneios femininos desde 2016. Antes de iniciar o tratamento hormonal de transição para assumir o corpo de mulher, quando jogava na Holanda, ela chegou a jogar a Superliga entre os homens.

O próximo jogo do Bauru pela Superliga feminina será nesta terça-feira (19), às 18h30 no horário da Bahia, contra o Pinheiros, novamente em casa, no Panela de Pressão. O duelo é válido pela 1ª rodada do returno da competição.

Tiffany Abreu | Foto: Marcelo Ferrazoli / Vôlei Bauru