A distribuição de água potável realizada pelo Exército brasileiro em carros-pipas está sendo suspensa por falta de recursos desde 13 de dezembro. A interrupção gera impacto em 26 municípios da Bahia. A notícia foi transmitida pela organização que compõe as forças armadas do país, na segunda-feira (19).
De acordo com o Exército, o abastecimento de água também está suspensa em 21 cidades por conta das fortes precipitações que atingem os municípios nas últimas semanas.
Uma das regiões que não tem acesso à água potável é a comunidade do Pateiro, que está situada no distrito de Salitre, na zona rural de Juazeiro, no norte da Bahia. Os habitantes contam que estão há quatro meses sem água encanada e sem o auxílio de caminhões-pipa. Dessa forma, dezenas de famílias na região passaram a economizar guardando nas cisternas, mas a ação não tem sido o bastante para suprir as necessidades.
O Exército, que está a cargo da operação, criada há mais de vinte anos para ajudar famílias que sofrem com a estiagem, informou que os recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional só permitiram que as atividades fossem desenvolvidas até 16 de novembro.
Em média, 327 mil pessoas foram atendidas mensalmente pelo programa em 60 cidades da Bahia.
O órgão anunciou a liberação de um crédito adicional de mais de R$ 21 milhões para execução do programa. A expectativa é que a Operação Carro-pipa retorne à normalidade em breve, mas, por hora, tem sido a chuva, que tem aliviado a situação de dezenas de famílias.