A controvérsia tomou conta do confronto entre Vitória e São Paulo, realizado no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro. O zagueiro Wagner Leonardo, do Vitória, foi protagonista em uma situação polêmica ao ser expulso com apenas seis minutos de jogo, após um incidente com o atacante Calleri, do São Paulo. O lance, que inicialmente não foi assinalado pelo árbitro Ramon Abatti Abel, acabou sendo revisado com a intervenção do VAR, culminando na expulsão de Wagner.
Após o episódio, Wagner não conteve a frustração. “Não estou aqui para criar polêmica, estou para expressar minha chateação, minha insatisfação. Temos um trabalho longo e lindo pela frente, que por vezes é comprometido por forças além de nosso controle”, desabafou o jogador durante um intervalo de jogo em entrevista ao canal Premiere. A tentativa de apaziguar os ânimos partiu de Osvaldo, do Vitória, e Luciano, do São Paulo, que intercederam na situação.
A dinâmica do ocorrido foi detalhada por Ramon Abatti Abel na súmula do jogo. “Informo que o jogador Sr. Wagner Leonardo Calvelo de Souza, nº 4 do Esporte Clube Vitória, que já havia sido expulso, adentrou aos arredores do campo de jogo e dirigiu-se à zona de entrevista ao término do primeiro tempo. Não foi possível, entretanto, ouvir o que ele falou, visto que a equipe de arbitragem encontrava-se ainda em campo”, explicou o árbitro.
Este jogo, válido pela quinta rodada da Série A, foi marcado não só pelo resultado em campo, mas também pelas questões extracampo que continuarão ressoando nas rodadas futuras, possivelmente influenciando o ambiente e a mentalidade das equipes envolvidas.