Criminosos disfarçados de agentes de endemias usaram coletes da prefeitura para entrar em casas em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, e furtar pertences dos moradores.
Ao menos três registros do crime foram feitos nos últimos quatro dias, nos bairros Brasil, Patagônia e Santa Terezinha. A Secretaria Municipal da Saúde informou que, no caso mais recente, um homem se apresentou como funcionário da prefeitura e entrou em um imóvel. Ele chegou ao local com um borrifador em mãos e foi direto ao quarto da família, onde furtou um cartão de crédito e outros materiais. O falso agente fez compras no cartão de crédito e solicitou um empréstimo. Ao todo, a família teve um prejuízo de R$ 1.300.
A prefeitura de Vitória da Conquista reforça que os agentes de endemias estão sempre uniformizados com camisa de cor azul, calça jeans e boné ou chapéu de cor azul-escuro. Já os técnicos da Vigilância Sanitária, que também visitam imóveis, usam um colete branco com um brasão do órgão. Todos eles portam um crachá de identificação e são orientados a entrar somente acompanhados do morador